image

Minha avó maluca

image
image

PNLD 2024 – Ensino Fundamental – Anos Finais

Categoria:
Categoria 1 | Obras Literárias do 6º ao 7º ano do Ensino Fundamental

Código do Livro:
0267.P24.03.01.000.000

Autor:
José Ignacio Valenzuela

Ilustrador:
Leonardo Ríos

Temáticas:

Respeito às diferenças
Amizade
Família
Companheirismo
image

Sinopse

O livro Minha avó maluca é uma história sobre os primeiros passos no mundo da leitura e da escrita por meio da relação peculiar entre um menino e sua avó. Eles têm em comum um sentimento raro pelas palavras e são instigados pelo talento natural de expressar-se por meio da poesia.

Enquanto outros netos e avós brincam com bolas, bonecas ou carros, Vicente e sua avó brincam com as palavras e fazem poesia. Graças ela, o menino desenvolve amor pelos livros e uma escuta interna de si mesmo e de suas sensações que o levam a descobrir sua verdadeira vocação e identidade.

image
image

Manual Digital
do Professor

A obra é composta pelo Livro do Estudante, Livro do Professor e pelo Manual digital do professor. Neste último, são oferecidas as orientações para a mediação da leitura considerando a faixa etária e organizadas respeitando o movimento metodológico recomendado pelos documentos referenciais para o ensino da leitura (BNCC) e por especialistas em didática do ensino da língua portuguesa e literatura.

image

Destaques da Obra

O livro apresenta uma realidade que se aplica a muitas famílias, não só do Chile, mas como do Brasil e diversos outros países, o fato de os pais trabalharem e os cuidados dos filhos após a escola serem delegados a redes de apoio, como os familiares, nesse caso a avó. As características da avó, que fogem dos estereótipos empregados normalmente à essa figura social, se chocam com as de Vicente, que se descreve como um menino estudioso e introvertido, que está sempre acompanhado mais de livros do que de colegas. Essa dinâmica entre duas personalidades aparentemente divergentes colabora para a fluidez e a diversão da narrativa.
A avó é movida pela resposta de seu neto e assim começa o jogo de metáforas no qual Vicente mostra grande facilidade e habilidade. Tempos depois, tendo se tornado seu neto favorito, a avó anuncia aos pais que Vicente era um poeta. A avó semeia em seu neto a semente da escrita, que encontra solo fértil na criança e dará frutos abundantes para o resto de sua vida.
A história trata do tema da morte de uma forma honesta e sensível. Às vezes as páginas ficam pretas e as letras brancas, como quando Vicente está descrevendo para sua avó o que ele vê com os olhos fechados.
A avó mediou a relação entre o neto e o mundo interior da imaginação, das palavras, da arte. Assim, a leitura do livro a ser trabalhado juntamente com as atividades tem a literatura como um caminho para expandir e provocar um olhar sobre os a leitura e a escrita com efetivos desdobramentos na realidade cotidiana dos alunos.
image

Temáticas

Respeito às diferenças
Amizade
Família
Companheirismo
image
image

Autor

José Ignacio Valenzuela, ou El Chascas, nasceu em Santiago, no Chile, em 1972. Todos chamam José Ignacio Valenzuela Chascas porque no Chile, seu país de origem, o cabelo bagunçado como o dele é chamado assim.

Escritor e roteirista de quase vinte novelas (como La familia de al lado, Dama y obrero e Amor à domicile, que escreveu aos vinte anos), desenvolveu diversos programas televisivos, literários e projetos cinematográficos e teatrais. Publicou uma série de romances para jovens e adultos e histórias de ficção, e também atuou como professor de redação criativa.

Sua carreira docente e literária se desenvolveu no Chile, México, Porto Rico e Estados Unidos, onde mora. Ditou numerosas aulas, em fundações e universidades, de escrita criativa e sobre como escrever um roteiro para televisão e cinema. Produziu novelas de êxito, filmes levados ao cinema, séries de televisão, peças de teatro, livros para adultos, jovens e crianças. Além disso, foi colaborador para o suplemento juvenil Zona de Contacto, de El Mercurio.

No ano de 2012, a revista About.com do New York Times selecionou José Ignácio, também conhecido como “El Chascas”, como um dos dez melhores escritores latinoamericanos com menos de 40 anos.

image
image
image

Ilustrador

Leonardo Ríos nasceu no Chile em 1979. Em 1998, cursou o primeiro ano de licenciatura em Arte na Pontifícia Universidade Católica do Chile. Entre os anos 2000 e 2006, se formou em
Jornalismo e Comunicação Social na Universidade do Chile. Entre 2007 e 2009, concluiu a pós-graduação em Gráfica, Gravura e Litografia na Accademia Albertina delle Belle Arti, em Turim, na Itália.

Desde 2013, atua como docente no Instituto Alpes, em Santiago, no Chile, nas disciplinas de Apreciação da Arte, História da Ilustração e Expressão Gráfica, no curso de Ilustração.

Seu trabalho gráfico se desenvolveu em diferentes publicações, como Giudizio Universale y Giornale dell`Arte, El Ciudadano, na Itália, e The Clinic, Rocinante, La Momia Roja e Plan B, no Chile. Além disso, ilustrou vários livros de literatura infantil em diferentes editoras e participou de antologias de charges.