A história de um bichinho de pelúcia
PNLD 2023 – Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Categoria:
Categoria 1 | Obras Literárias do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
Código do Livro:
0541.P23.03.01.000.000
Autora:
Sara Bertrand
Ilustrador:
Rafael Yockteng
Temáticas:
Sinopse
A narrativa começa pela negação: não é uma girafa, não é um cavalo também não é uma zebra, embora tenha quatro patas, listras e uma cauda. Ninguém o reconhece e ele acaba sendo definido por comparação com outros animais. Ele grita que é um ocapi, mas ninguém parece escutá-lo.
Por não ser ouvido, o ocapi aprendeu a escutar e foi assim que descobriu sua própria história. Sua vida muda quando uma mulher finalmente o reconhece – ele também a reconheceu de alguma forma – e o leva para casa, para sua filha Clara, onde todas as noites, juntos com outros brinquedos, eles escutam novas histórias.
Uma história cheia de ternura, na qual descobrimos que cada um de nós tem suas próprias características e que é muito importante nunca nos esquecermos disso.
Manual Digital
do Professor
A obra é composta pelo Livro do Estudante, Livro do Professor e pelo Manual digital do professor. Neste último, são oferecidas as orientações para a mediação da leitura considerando a faixa etária e organizadas respeitando o movimento metodológico recomendado pelos documentos referenciais para o ensino da leitura (BNCC) e por especialistas em didática do ensino da língua portuguesa e literatura.
Destaques da Obra
Temáticas
Autora
Sara Bertrand é uma escritora chilena. Ela é formada em História e Jornalismo pela Universidade Católica do Chile. Escreve para diversas revistas e jornais culturais, ministra
oficinas e cursos voltados para a literatura para crianças e adolescentes.
Em 2017, ganhou o prestigiado New Horizons Bologna Ragazzi Awards com o livro A mulher da guarda (Solisluna/Emilia, 2019), que também obteve o Selo de Distinção da Cátedra Unesco no Brasil. Além disso, foi premiada com o
White Ravens, em 2017; a Medalla Colibrí, em 2019, entre outros prêmios e reconhecimentos pela qualidade artística de suas obras, que já foram traduzidas para o catalão, o francês, o italiano e o português.
Começou a escrever contos que falavam, principalmente, de histórias advindas de sua observação como mãe sobre o seu filho. Conforme ele crescia, Sara pôde escrever mais e mais para si mesma, sempre mantendo a conexão com a infância, com seus personagens, em sua maioria, crianças. Sua linguagem é marcada por diálogos, oralidade e maneiras de contar uma história para um grupo e de compartilhar memórias.
Ilustrador
Rafael Yockteng é um ilustrador peruano que vive na Colômbia desde a infância. Estudou Desenho Gráfico e se especializou em ilustração de livros para crianças. Ministra oficinas para crianças e professores de comunidades indígenas e rurais da Colômbia, além de atuar na formação de ilustradores. Suas ilustrações contam uma história própria e tratam de assuntos pouco comuns na literatura para crianças e jovens.
Em 2011, foi premiado com o White Ravens com o livro Eloísa e os bichos. As ilustrações de Yockteng retratam temas sociais pouco comuns para a faixa de idade mais jovem. A técnica digital utilizada pelo ilustrador busca simular o uso de giz de cera, com uma mistura que, vista de longe, traz uma colorida fusão de cores vibrantes que chamam atenção do leitor.